Texto de Beth Baldi –

feiraAcabamos de realizar mais uma grande Feira do Livro na Escola Projeto, a 29ª desde sua inauguração. Desta vez tivemos a presença iluminada da querida Heloisa Prieto, que teve conversas deliciosas com pais e professores e também com os alunos, nos encontros com as turmas. A escritora paulista já havia estado conosco em 2003 e voltou este ano, com mais histórias e com reflexões especialmente relevantes para a continuidade do trabalho de leitura na escola e para a educação das crianças de modo geral.

Quando digo “grande”, não quero falar propriamente do tamanho físico da feira. A escola é pequena e também são restritos nossos espaços. Mas o espaço da emoção não é físico, está dentro de cada um de nós, pode ir se alargando e é contagiante. É dele que falo. É sempre muito grande a emoção de todos – alunos, pais, professores e equipe da escola – ao receber os autores dos livros que tanto amamos e que costumamos fruir no dia a dia escolar, conversar com eles, estar próximo, receber seu autógrafo.

O clima de festa que o evento proporciona é incrível! Não tem comida, nem bebida (no máximo, um chimarrão que rola entre alguns grupos que se lembram de levar os apetrechos!), mas todos ficam inebriados. Faça chuva, faça cerração ou faça sol, todos comparecem e se deliciam com os livros!

Folheiam, leem e curtem esses objetos maravilhosos: crianças sentadas nos espaços que encontram sobrando, em pequenos grupinhos ou com seus pais, pais sozinhos ou com seus filhos, professores em pequenos grupos ou com seus alunos.

Também circulam, apreciando e se encantando com os trabalhos das diferentes turmas expostos pelos espaços da feira, relacionados a diferentes obras da autora, localizando seus próprios trabalhos ou de seus filhos, dando-se conta de sua relevância em termos de aprendizagens proporcionadas, e de sua qualidade e beleza, resultado da seriedade com que foram pensados e produzidos, bem como da participação ativa de cada aluno envolvido.

E, ainda, enfrentam uma fila de autógrafos interminável, que não dá folga para o autor convidado por um período de pelo menos 4 horas. Enquanto esperam, livros da mão, leem e/ou conversam, se integram, se aproximam e observam, talvez buscando o sentido de toda aquela movimentação, até que chega a sua vez e, então, a atenção da autora, uma conversinha rápida e o seu precioso autógrafo, que fica para sempre como lembrança desse contato, compensam a espera. Uma pose para a foto e pronto! Agora é ir almoçar e depois curtir as leituras!

Toda essa movimentação tem um sentido principal para nós da escola: é a culminância de toda uma proposta pedagógica que gira em torno da leitura e de sua importância para todos nós. Os alunos leram, comentaram, refletiram, fizeram relações e interagiram com a obra da autora durante todo um trimestre letivo para, então, se encontrarem com ela, podendo conversar e se aproximar, fazer desse encontro algo com sentido e significado.

Assim, ano a ano, vamos oportunizando aos nossos alunos que construam o início de sua história de leitores – um início significativo, sólido, com experiências marcantes para eles poderem sempre recordar, ligando o livro e a leitura a algo cheio de emoção e beleza.

alunosfacesleitores

A emoção de mais uma Feira do Livro