Professores e professoras da rede pública!

Está se aproximando a hora de fazer as escolhas das obras literárias para os seus alunos e para a sua escola. Conheçam as nossas obras literárias aprovadas para o PNLD 2021 / Ensino Médio:

Gilgámesh

poema épico com versão de Sérgio Capparelli
código: 0679L21613
temas: inquietações da juventude; importância da amizade; finitude humana

Gilgámesh tem origem na narrativa oral. Imagina-se que suas aventuras eram contadas em momentos de descanso, depois da colheita, ou mesmo bebendo cerveja numa taverna de Úruk. Alguns lembrariam que ele não havia abatido o monstro Humbaba sozinho, mas que tinha sido ajudado por seu grande amigo Enkídu. A morte do amigo lhe causa medo, por dar-se conta de que, embora com todo seu poder de rei, continua sendo mortal. Tal medo, entretanto, não é paralisante, pois Gilgámesh se lança à busca de respostas para a finitude humana,para seus êxitos e fracassos, ressaltando em suas andanças a importância da família, da amizade, servindo como exemplo de bom governante. Ao contar a história de Gilgámesh, os sumérios sentem-se representados por um rei vitorioso e poderoso, mas que também mostra sua perspectiva humana, muito importante para o processo de identificação.

reVERSO

poemas de Gláucia de Souza
código: 0589L21601
temas: protagonismo juvenil; projetos de vida; inquietações da juventude

reVERSO é um livro de poemas, organizado a partir dos capítulos Eu, Você, Ao redor e Tempo, cujas divisões temáticas nos fazem adentrar ao processo de amadurecimento do eu poético, às emoções que o acompanham em sua adolescência, às descobertas sobre si mesmo, sobre seus interesses afetivos e às desilusões e problemáticas relativas à sua adaptação e ao pertencimento ao mundo.

A menina de Aleppo

romance de Marcelo Carneiro da Cunha
código: 0639L21603
temas: protagonismo juvenil; projetos de vida; bullying e respeito à diferença

A Menina de Aleppo fala de sofrimento, mas muito mais de encontro e conquista, de esperança e de trabalho. A história de Saffyah conta de um passado distante, mas aponta para o futuro. Como os jovens estudantes, ela tem dúvidas, medos, problemas a enfrentar, e também desejos, sonhos e vontades. Saffyah encontra um lugar na sua Gangue paulista sem perder o sabor da comida síria preparada por sua mãe. A leitura da obra faz pensar nisto: sobre nosso lugar no mundo.

Depois daquele domingo
ou A história de Teresa e de João

novela de Caio Riter
código: 0656L21609
temas: cultura digital no cotidiano dos jovens

Ao explorar as consequências do vazamento de um nude, o autor desenvolve uma gama incrível de conflitos e de personagens. Depois daquele domingo não é apenas uma história de amor, é também um livro sobre a cultura digital em sentido amplo. Sobre a cultura digital porque organiza suas tramas narrativas em torno de um problema derivado das interações virtuais. Em sentido amplo porque mostra o entrelaçamento das redes sociais à vida cotidiana: o que se posta nas redes tem consequências sobre a realidade, ao passo que a realidade condiciona o que é postado. Dessa forma, a história de Teresa e de João trata de um desafio e tanto: aprender a amar na era das redes.