Título: Zoo

Autor e ilustrador: Jesús Gabán

Editora: Projeto

Em minha opinião, a leitura de um bom livro é um grande presente! E “Zoo”, do espanhol Jesús Gabán, é um exemplo disso. Publicado pela editora Projeto e apresentado no I Encontro de Literatura InfantoJuvenil “Ler é pra cima”, “Zoo” foi o livro que escolhi para presentear o filho de uma amiga pelo seu aniversário de três anos. Segundo o autor, o livro de imagens é ideal para ser lido e visto em companhia.

A cada página dupla, somos convidados a conhecer diferentes grupos de animais. Em um primeiro olhar, nós, leitores-observadores, deparamo-nos com um animal em destaque e, aos poucos, notamos a presença de outros animais possuem certa semelhança que não é científica – o que nos causa estranhamento e encantamento. Para contribuir com nossa leitura de imagens e participar desta experiência com o leitor, Gabán coloca em cena um personagem-criança que também observa os animais e, ao mesmo tempo, integra-se à paisagem, imitando-os e dando aos leitores uma pista da relação que existe entre eles.

Na opinião do autor, o mais importante em “Zoo” é suscitar perguntas. E, por isso, cada imagem suscita diferentes perguntas: “O que um rinoceronte e um besouro têm em comum? Por que um rinoceronte tão forte está em um local com castelos e fortaleza se esse não é seu habitat natural? Qual a relação deste animal com as borboletas que o acompanham?”. As respostas só podem ser dadas ou conquistadas com… leitura! A cada resposta dada, nasce uma nova possibilidade de construção de uma história diferente.

“Zoo” é um exercício do olhar no qual seus leitores são convidados a descobrirem a beleza e a riqueza que existe por trás da leitura das imagens. Quanto ao aniversariante de três anos, ele e sua mãe gostaram muito do livro e posso afirmar-lhes que ele mostrou e leu muita coisa para ela!

ZOO_trecho

 

Camila de Castro Castilho

Designer educacional – especialista em literatura infantil e juvenil

Resenha de Camila de Castro Castilho – Zoo