Prezadas Professoras e Prezados Professores!

O período para a escolha das obras do PNLD 2023 (Objeto 3 – Obras Literárias) já vai iniciar. Estas são as nossas obras aprovadas para os Anos Iniciais:

Categoria 1: Obras Literárias do 1º ao 3º ano do ensino fundamental

É O TAMBOR DE CRIOULA!

Autora: Sonia Rosa
Ilustradora: Mariana Massarani
Categoria: 1
Temas: O mundo natural e social
Gênero literário: Poema
Código da Coleção: 1328 P23 03 01 000 000

ACERVO 06

Sinopse
A narrativa em versos de Sonia Rosa carrega os leitores para dentro da roda. Embalados pelo ritmo da batida dos tambores e hipnotizados pelas cores em movimento das saias das dançadeiras criadas por Mariana Massarani, todos cantam, todos giram, todos celebram. Genuinamente maranhense e declarado como patrimônio cultural brasileiro em 2007, o Tambor de Crioula é referência de identidade e de resistência dos valores culturais afro-brasileiros.

Capa Manual Tambor_comSombra_200
Categoria 2: Obras Literárias do 4º e 5º anos do ensino fundamental

A FADA QUE TINHA IDEIAS - PEÇA TEATRAL

Autora: Fernanda Lopes de Almeida
Ilustrador: André Neves
Categoria: 2
Temas: Diversão e aventura
Gênero literário: Teatro
Código da Coleção: 1329 P23 03 02 000 000 

ACERVO 13

Sinopse
A obra foi editada pela primeira vez em 1971 e reescrita pela própria autora em versão para o teatro em 1982, quando recebeu o Troféu Mambembe pelo Melhor Texto de Teatro Infantil. Clara Luz, a fada diferente que se nega a aprender pelo Livro das Fadas, não gosta de mundo parado e por isso vive tendo ideias mirabolantes: bolinhos de luz, chuva colorida, modelagem de nuvens, entre tantas outras.

Capa Manual Fada_comSombra_200

ENDE/VOCÊ - UMA HISTÓRIA SOBRE A GENTE

Autor: Marcelo Carneiro da Cunha
Fotos: Araquém Alcântara
Categoria: 2
Temas: Encontros com a diferença
Gênero literário: Novela
Código da Coleção: 1334 P23 03 02 000 000

ACERVO 16

Sinopse
Miro está pronto para entrar e arrasar num game online quando a energia cai e não volta. Sem poder fazer nada, porque tudo que faz precisa de energia, ele passa a olhar para o livro novo do pai, com fotos dos povos da Amazônia. A primeira coisa que Miro percebe é que eles vivem bem sem energia e que as crianças de lá podem ir e vir livremente, selva adentro. Ende/Você fala das descobertas de um menino através de fotos, da visão de uma nova relação entre o urbano e a floresta, e a interdependência de todos nós em um mundo que é um, e apenas um, e onde todos precisamos aprender a viver melhor.

Capa Manuel Ende_comSombra_200