Título: Tom

Autor e ilustrador: André Neves

“Tom”, publicado pela Projeto, é um marco da maturidade de André Neves no universo do livro ilustrado. Criado a partir da experiência pessoal do ilustrador-autor, “Tom” é uma narrativa poética que encanta e surpreende não apenas pela história que se revela através do olhar e da percepção do narrador, o irmão de Tom. Como uma verdadeira obra de arte, o livro suscita diferentes interpretações, deixando o leitor livre para ter sua própria experiência durante a leitura.

André Neves também conquista os leitores e apreciadores de bons livros ilustrados com seus vários tons de “Tom”: com o tom do livro, imagético e poético; com o tom da cor que escolheu para as ilustrações, que ora possuem um quê de invisibilidade às personagem de Tom ora cativam o olhar do leitor; com o tom da narrativa: suave, porém atenta às descobertas; com o Tom-personagem, essa criança cheia de segredos, silêncios e inquietações que vai se revelando na medida em que o irmão aproxima-se de seu mundo.

Há, ainda, uma edição que presenteia o leitor de “Tom” com um suplemento de dez páginas que mostra o processo criativo de André Neves. Segundo o autor, “antes mesmo de pensar na história, eu já tinha a imagem de uma criança numa árvore cercada de pássaros [daí a capa]. Meus livros nascem assim, da imagem, e eu quis mostrar esse processo para o leitor”.

Camila de Castro Castilho

Designer educacional – especialista em literatura infantil e juvenil

Resenha de Camila de Castro Castilho – Tom