Autora: Elizabeth Baldi

Sinopse:
Leitura nas séries iniciais – Uma proposta para formação de leitores de literatura é dirigido a professores e coordenadores das séries iniciais do ensino fundamental e apresenta uma proposta consistente para trabalhar com a leitura de literatura com os alunos do 1º ao 5º ano de forma contínua e criativa, demonstrando como podem funcionar simultaneamente diferentes modalidades de leitura na escola: biblioteca todos os dias, leitura socializada, leitura individualizada e leitura mediada. Além de uma extensa lista de sugestões de livros por série, são apresentadas sequências didáticas para as atividades.

Trecho:
Acreditamos que, para fazer alguma diferença significativa em relação à leitura, uma proposta tem de contemplar diferentes modalidades de leitura simultâneas, numa frequência e intensidade capazes de envolver alunos e professores completamente. Ou seja, não são trabalhos isolados com um ou outro texto, ou mesmo com projetos que englobam vários textos e temáticas interessantes (…) que irão reverter posturas e desenvolver capacidades essenciais, mas, sim, trabalhos sistematizados e constantes, que se sustentem no tempo de escolaridade dos alunos, ampliando seu repertório e permitindo que se aprofundem e avancem. Alunos que ouvem, leem, interagem e curtem histórias sempre, todos os dias, desde que entram na escola, apresentam grande vantagem em relação aos que não fazem isso, ou fazem pouco.

​Leitura nas séries iniciais