Texto de Annete Baldi, Editora Projeto

Então… a Editora Projeto, fundada no dia 2 de abril de 1992, já completou 25 anos. Mas parece que foi ontem que tudo começou. O tempo voou e, um quarto de século (!) depois, posso dizer que a boa notícia é que estamos resistindo.

Nesses 9.132 dias como editora de livros para crianças e jovens e diretora da empresa não tive os 750 dias de férias que poderia ter tido e nem sempre passei os cerca de 1.304 fins de semana sem pensar na editora. Sim, sou compulsiva por trabalho, desde que ele me dê, claro, muito prazer. E não sei se faria diferente se fosse começar outra vez.

Mas obviamente não trabalhei sozinha nesses anos todos. Muitas pessoas fazem parte dessa história: as irmãs e sócias fundadoras Beth e Neca; os ex-sócios Luis e Sérgio; Luísa, Fátima e Artur, superparceiros da equipe de hoje. Além, é claro, de todos os que passaram pela empresa e que deixaram contribuições e lembranças: Luciane Cândido, Carolina, Neusa, Neisa, Liane, Áurea, Luis, Luciane da Silveira, Júlio, Marta, Anderson, Rafael, Renan, Max, Elison, Cláudio, Daniel, Cameni, Arlise, Carine, Denize, Francis, Beth F., Bibiana, Zélia, André, Cláudia e Jeice e vários estagiários e estagiárias memoráveis!

Outras equipes, de fora de Porto Alegre, têm sido fundamentais no apoio comercial: A Página em Curitiba, Booklook no Rio, Casa de Livros em SP, Cia Goiana em Goiânia, Espaço em Rio Preto, Lê em Belo Horizonte, Pétala em Fortaleza e Varejão em Recife. Também guardamos lembranças de momentos da nossa história compartilhados com pessoas incríveis de outras distribuidoras que não mais nos representam e a quem temos enorme gratidão: Primo Maldonado, Júlio César Amaro, Mileide Flores e Íris Borges. E é impossível esquecer do nosso primeiro distribuidor em SP, o querido Zeco Montes!

Que fique igualmente registrada nessa história a importante presença de livreiros, como a Lu da Bamboletras de Porto Alegre, que sintetiza o ideal de um livreiro que lê e que acredita que a leitura pode mudar o mundo. Muitos livreiros têm resistido com as portas abertas, mas vários com quem trabalhamos já as fecharam. A eles também nosso respeito.

Por fim, declaro todo o meu afeto, respeito e admiração incondicionais aos escritores e escritoras, ilustradores e ilustradoras e designers com quem temos tido (ou tivemos) a oportunidade de conviver: essa matéria-prima que vocês nos entregaram em forma de texto, imagem ou design é o que nos moveu até aqui e o que nos fez muito mais felizes hoje do que éramos há 25 anos. Podem ter certeza.

É isso: ter uma vida entre livros é sem dúvida um privilégio. Trabalhar lendo. Trabalhar com livros. Trabalhar para fazer livros. Trabalhar para produzir leitura para outras pessoas. É ou não é uma tarefa pra lá de especial? Que venham os próximos 25!

voelendo

O  Voelendo, formado por alunos e ex-alunos da Escola Municipal Senador Alberto Pasqualini, de Porto Alegre, sob a coordenação da professora Anna Beatriz Oliveira Domingues, prepara atividades que fazem parte das comemorações de aniversário em 2017.

Veja a programação completa aqui.

Por mais 25 anos de livros!