Rosinha_2Rosinha
Escritora e ilustradora

Cidade em que nasceu: Recife, PE
Cidade onde mora: Olinda, PE
Data de nascimento: 22/02/1963
Livros que escreveu e ilustrou para a Projeto: Balaio de ideias, 2000; Esmeralda, 2007; A história de Juvenal e o Dragão, A história da Princesa do reino da Pedra Fina e A história da Garça Encantada, os três volumes que compõem a Coleção Palavra Rimada com Imagem, 2010
Primeiro livro publicado/ano: Som Coração,1994
Site: http://www.rosinhailustra.com.br/
E-mail: rosinha@rosinhailustra.com.br

Como você trabalha/qual sua rotina?

Em Olinda o sol levanta muito cedo e cedo ele se põe. Acordo entre 5 e 6 horas da manhã e já começo a trabalhar para aproveitar melhor a luz do dia. Como só consigo trabalhar com tudo organizado, passo as duas primeiras horas do dia respondendo email, listando as tarefas do dia, resolvendo coisas administrativas. Só depois de tudo isso no lugar é que inicio o trabalho com os livros.
Assim que recebo um texto, leio várias vezes para poder entender bem as entrelinhas, e cada vez mais, surgirem imagens na minha cabeça. Passo um bom tempo pesquisando imagens na internet e em livros, e fazendo experimentos. Com o material da pesquisa em mãos, faço os esboços, monto um boneco, que é uma primeira versão do que será o livro, e envio para o editor. Depois da aprovação do boneco, passo para a finalização das imagens, que pode ser uma pintura com materiais diversos (tinta, papel, tecido, lápis de cor) ou no computador. Quando uso os materiais, costumo trabalhar até as 17h, quando o sol se põe. Não gosto de pintar à noite, com luz artificial, isso raramente acontece. Aproveito a noite para desenhar ou escrever. Se trabalho no computador, primeiro desenho à mão, escaneio e coloco a cor e a textura no computador. Nesse caso consigo trabalhar até mais tarde. Para as ilustrações dos meus textos o processo demora um pouco mais, pois passo um bom tempo pesquisando para produzir o texto. Escrevo e reescrevo inúmeras vezes. Em alguns livros só consigo começar os esboços se o texto estiver totalmente pronto. Outras vezes faço os dois ao mesmo tempo.
Como trabalho em casa, precisei desenvolver, ao longo dos anos, muita disciplina. Por isso organizei minha semana de forma a dar conta de trabalhar e resolver todas as coisas que precisamos fazer além do trabalho. Nas segundas, terças e quintas, trabalho das 6 às 22h e raramente saio de casa. Quartas e sextas passo o dia fora de casa, resolvendo coisas diversas, como ir a médicos, fazer pilates, fazer compras, aula de inglês. No final de semana, se não tenho nenhuma programação de lazer, trabalho das 8 às 16 no sábado e no domingo apenas pela manhã. Além disso tudo ainda me organizo para passar um tempo com minha mãe, meus filhos e meus amigos. Apesar de ser uma rotina muito puxada, acordo todos os dias feliz, muito feliz, por saber que vou trabalhar criando livros.

retornar para lista autores