Elizabeth-BaldiElizabeth Baldi
Escritora

Cidade em que nasceu: Porto Alegre, RS
Cidade onde mora: Porto Alegre, RS
Data de nascimento: 22/11/1955
Livros que escreveu para a Projeto: Leitura nas séries iniciais, 2009 e Escrita nas séries iniciais,  2012
Primeiro livro publicado/ano: Leitura nas séries iniciais, Projeto, 2009
E-mail: beth.baldi@escolaprojeto.g12.br

Como você trabalha/qual sua rotina?
Os 2 livros publicados pela editora Projeto foram, na verdade, uma espécie de encomenda da editora e da própria escola Projeto. Desejávamos registrar a nossa proposta de trabalho relativa à leitura de textos de literatura, no primeiro caso, uma vez que a consideramos uma experiência bem sucedida, que merecia ser partilhada com outras instituições. O estímulo recebido com essa 1ª publicação (escolha pelo PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA – PNBE DO PROFESSOR 2010) nos motivou a fazer um segundo registro, expondo a proposta da escola Projeto com relação ao desenvolvimento da escrita de seus alunos.
Nos dois casos, parti de um roteiro inicial que estruturava as propostas, procurando contemplar e relacionar fundamentação teórica e trabalhos de sala de aula. Depois, fui recheando esse roteiro com os materiais que vinham sendo utilizados na escola junto aos alunos, trazendo sempre exemplos de diferentes séries, e com muitas leituras e releituras de textos que nos embasaram e que podiam enriquecer ainda mais a reflexão sobre as propostas, relacionando-os entre si e ressignificando-os.
Ambos os trabalhos me deram imenso prazer pela possibilidade de reviver e registrar experiências e aprendizagens muito significativas, construídas ao longo de vários anos de escola com a colaboração de toda uma equipe. Além disso, foram bastante produtivos para a escola, porque nesse processo de organizar materiais e conhecimentos para um registro, nos apropriamos de forma mais efetiva do trabalho e tomamos certo distanciamento que permitiu reavaliá-lo e retomá-lo. Um processo muito rico, que nos leva, necessariamente, como escola, a qualificar ainda mais nossas práticas.

Trabalha em outra área além dos livros?
Depois de quase 20 anos de trabalho em escolas públicas, como professora de classe em diferentes níveis de ensino e como coordenadora pedagógica; de alguns anos de magistério no ensino superior, em disciplinas como Didática e Prática de Ensino; e de quase 25 anos à frente da coordenação da escola Projeto, meu trabalho envolve, no momento, a formação de professores e registros de trabalhos desenvolvidos na escola em diferentes áreas. Continuo assessorando o trabalho da coordenação e da direção da escola, quando necessário. Organizei e dou andamento ao blog da escola, auxiliando em relação às publicações no site e fanpage. Também já colaborei com textos para o blog da editora Projeto e fui responsável pela editoria da Projeto – Revista de Educação, que publicamos de 1999 a 2010.

retornar para lista autores