cristina_biazetoCristina Biazetto
Ilustradora e escritora

Cidade em que nasceu: Porto Alegre, RS
Cidade onde mora: Porto Alegre, RS
Data de nascimento: 29/04/1965
Livros que ilustrou/escreveu para a Projeto: Três contos de muito ouro, 1999; Tecelina, 2002; Bestiário, 2006; Balaio de Ideias, 2007 (junto com outros ilustradores); Aurora, 2009 e A Princesa Desejosa, 2012
Primeiro livro publicado/ano: ilustrei Três Contos de muito Ouro, Editora Projeto, 1999
Site: www.cristinabiazetto.com.br
E-mail: cristina@cristinabiazetto.com.br

Como você trabalha/qual sua rotina?
O trabalho de ilustrar um livro começa com muita leitura.
Quando o texto que vou ilustrar não foi escrito por mim, eu o leio diversas vezes para “sentir” a história. E se nesse processo ela me cativa, já começam a surgir algumas imagens em minha cabeça. Porém, antes de passá-las para o papel, trabalho no planejamento gráfico, dividindo o texto pelo número de páginas que terá o livro. Só então parto para os estudos dos personagens, dos ambientes, das vestimentas. As cores, a luz, enfim o “clima” das ilustrações vou buscar no texto. Ele é que vai dar o tom. A partir deste “tom” escolho a técnica que acredito ser a mais adequada para ilustrar a história.
Se o texto for meu também, o processo de ilustrar pode ocorrer de várias maneiras. Às vezes o texto vai surgindo ao mesmo tempo que as imagens. Em outras, surge todo o texto primeiro. Penso em uma frase…e outra… e a história se constrói toda em palavra escrita, para só então imaginar as cenas. Ou ainda, como já aconteceu, posso criar primeiro um desenho e a partir deste, surgir o texto. Também se pode fazer um livro usando somente imagens. Nesse caso o texto existe só no pensamento, como um roteiro para orientar a criação das ilustrações que, sozinhas, contarão a história.
E o legal é que, no meio de tantas maneiras diferentes para se iniciar um livro, o processo de criação muitas vezes é surpresa até para a gente. Pensamos em trabalhar de uma determinada forma, mas a história se apresenta pedindo outra. Assim o trabalho fica mais divertido.

retornar para lista autores