Carlos-Urbim_1Carlos Urbim (1948-2015)
Escritor

Cidade em que nasceu: Sant´Ana do Livramento, RS
Cidade onde mora: Porto Alegre, RS
Data de nascimento: 04/02/1948
Livros que escreveu para a Projeto: Diário de um guri, 1992; Lata de tesouros, 1993; Saco de brinquedos, 1997;  Balaio de ideias (vários autores), 2007; Dever de casa, 2011
Primeiro livro publicado/ano: Um guri daltônico, editora Tchê!, 1984
E-mail: carlosurbim@terra.com.br
Facebook: Carlos Urbim

Como você trabalha/qual sua rotina?
Num primeiro momento, a ideia se insinua. Fica passando por dentro da cabeça como um cometa. Daqui a pouco vai crescendo, torna-se um conjunto de informações ainda soltas. Depois chega a hora inevitável de anotar, salvar o arquivo para que nada se perca. Durante esse processo, tudo o que acontece passa a fornecer sugestões, possibilidades, caminhos. Quase sempre os impulsos são urgentes, essenciais, sem hora para início ou fim. Quando parece que o livro está pronto, há que recomeçar. Para polir, corrigir, revisar, refazer, escolher de novo, achar que agora sim é isso mesmo. Na tentativa, sempre, de chegar ao melhor.

Trabalha em outra área além dos livros?
Formado pela UFRGS, trabalho em jornalismo desde 1969. Já atuei em rádio, jornais, revistas e televisão como repórter, redator e editor. Foi a partir da produção de textos jornalísticos que cheguei à literatura. Sempre há algo literário na minha produção jornalística. Os livros “O Farrapos” e “Piá Farroupilha”, por exemplo, são resultado de textos que inicialmente escrevi para televisão.

Carlos-Urbim_2

retornar para lista autores